Blue Global School

Como Funciona o Cérebro de uma Criança Bilíngue


O cérebro de uma criança bilíngue funciona de maneira fascinante e flexível. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro de uma criança está em um estado de desenvolvimento rápido e é extremamente receptivo a novas experiências e estímulos linguísticos.

Quando exposta a dois ou mais idiomas desde cedo, a criança bilíngue tem a capacidade de aprender e processar as duas línguas de forma simultânea. Ao contrário do que se acreditava no passado, não há evidências de que o aprendizado de dois idiomas cause confusão ou atrasos no desenvolvimento linguístico.

Na verdade, a exposição a outros idiomas desde a infância pode ter diversos benefícios cognitivos. Estudos mostram que crianças bilíngues têm melhor capacidade de atenção, maior flexibilidade cognitiva e habilidades metalinguísticas mais avançadas em comparação com crianças monolíngues. Além disso, o bilinguismo também está associado a melhores habilidades de resolução de problemas e maior facilidade na aprendizagem de outros idiomas.

No cérebro de uma criança bilíngue, as áreas responsáveis pelo processamento da linguagem podem ser ligeiramente diferentes das de uma criança monolíngue. Por exemplo, a região chamada de “área de Broca”, envolvida na produção da fala, pode ser ativada de forma semelhante para ambos os idiomas. Já a “área de Wernicke”, relacionada à compreensão da linguagem, pode ser compartilhada pelas duas línguas ou ter áreas distintas para cada uma delas.

Além disso, o cérebro bilíngue também desenvolve uma maior conectividade entre as áreas responsáveis pela linguagem, facilitando a alternância entre os idiomas. Os dois idiomas são armazenados e processados de forma separada, mas estão interconectados e influenciam um ao outro.

Vale ressaltar que o processo de aquisição e desenvolvimento bilíngue pode variar de criança para criança, dependendo de vários fatores, como a idade de exposição aos idiomas, a quantidade e qualidade da exposição, a motivação e o contexto social. É importante proporcionar à criança um ambiente rico em ambos os idiomas, com interações significativas e consistentes em cada língua, para que ela possa desenvolver plenamente suas habilidades bilíngues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *