A metalinguagem é definida quando o objeto da mensagem, é a própria linguagem utilizada no momento da comunicação.
Desenvolvimento dos alunos através da metalinguagem
Através da metalinguagem, os alunos são incentivados a analisar e comparar as estruturas gramaticais, o vocabulário, as expressões idiomáticas e as convenções sociais do idioma-alvo. Eles também são encorajados a refletir sobre as estratégias de aprendizagem que utilizam e a monitorar seu próprio progresso na aquisição das línguas. Isso promove a consciência linguística e metacognitiva, permitindo que os alunos se tornem mais autônomos e eficientes na aprendizagem das línguas.
Metalinguagem na escrita e na leitura
Além disso, a metalinguagem também é importante para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Ao compreender as estruturas e regras da língua-alvo, os alunos podem interpretar textos com mais facilidade, analisar a organização textual e produzir seus próprios textos com mais precisão.
Metalinguagem e educação bilíngue
Em relação a educação bilíngue, a metalinguagem é altamente relevante, pois os alunos estão aprendendo duas línguas simultaneamente. Os alunos estão aprendendo a desenvolver competências e habilidades, mas também estão aprendendo a serem capazes de pensar e refletir sobre a semelhança e diferença na aprendizagem de duas línguas. Ou seja, para o ensino bilíngue, a metalinguagem contribui para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, envolvendo este em uma compreensão maior e mais profunda da língua e melhorando suas habilidades em relação a comunicação de uma língua para outra, facilitando a compreensão e aperfeiçoando a proficiência na língua-alvo.